Conferência do Clamor Pelas Nações | Barueri
19 de August de 2019Adoração | Quando a Fé se Torna Amor | Asaph Borba
21 de August de 2019A bateria é um instrumento rítmico e sua função é auxiliar esta importante área na execução de uma música. Entretanto a bateria não é imprescindível, como imaginam alguns, pois sua função rítmica pode ser executada por outros instrumentos.
Precisamos ter isto em mente para não cometermos erros que prejudiquem o serviço à igreja local e a impeça de ser abençoada.
Visto que os bateristas enfrentam muitas exigências, principalmente a respeito de volume e andamento na execução das músicas, quero deixar aqui algumas dicas que tenho aprendido ao longo dos anos com bateristas mais eficientes e experientes que eu.
Espero que possa ajudar.
Serviço
Antes de mais nada, precisamos entender que nossa principal função é servir a igreja local e aos irmãos. Não é sermos reconhecidos no ministério.
Seu coração precisa estar cheio com a Palavra e com a disposição de servir e abençoar a igreja.
Colocar os dons e talentos que você recebeu a disposição é uma das maneiras de fazer isto.
Não crie expectativas falsas. As pessoas vem a igreja para ver Jesus, ouvir a Sua voz e serem abençoadas por Ele. Nosso único propósito deve ser que todos O exaltem e O glorifiquem.
Andamento
É comum ocorrerem pequenas variações no andamento das músicas durante a execução mas esta variações não podem ultrapassar o limite do aceitável.
Para ajudar na percepção do andamento utilize o metrônomo durante seus estudos, durante os ensaios e também durante os cultos se isto for possível. O ponto crítico na perda do andamento normalmente são as viradas. Quando executá-las concentre-se no click do metrônomo. Assim quando houver as inevitáveis variações, você conseguirá ajustar o andamento sem que um impacto muito grande seja gerado.
Volume
A maioria das igrejas utiliza baterias acústicas e diversas soluções tem sido buscadas e aplicadas para resolver a questão do volume.
Independente da solução encontrada, você é a melhor solução.
Baquetas
Por mais surpreendente que possa parecer, o tipo de baquetas utilizadas tem uma grande influência no volume resultante durante a execução.
Cada baterista tem seu estilo, mas o que deve ser priorizado é o estilo da igreja e não o estilo individual.
As baquetas são classificadas por números e letras onde a letra “A” representa as baquetas de uso geral e a letra “B” representam, ou eram utilizadas, normalmente nas orquestras e Big Bands. As de letra “A” são mais finas e consequentemente mais leves que as de letra “B”.
Os números se referem diretamente ao peso e grossura da baqueta. Quanto menor o número, maior o peso e grossura. Sendo assim a 2A será mais pesada e grossa que a 7A.
Não vou explorar aqui sobre os vários tipos de pontas mas veja a ilustração abaixo com a relação entre o número, a letra e a espessura das baquetas:
Portanto:
- Para servir a igreja e abençoar os irmãos procure utilizar baquetas mais leves.
Vejo em muitas igrejas onde vou que os bateristas, em nome da pegada, utilizam baquetas inadequadas para execução na igreja. Normalmente a 5B. Ela é mais pesada e consequentemente produzirá maior volume sonoro.
Migre para 7A que é mais leve. Isto também exigirá um desenvolvimento em sua técnica pois esta baqueta também é um pouco mais frágil.
Mas lembre-se que a baqueta mais adequada é aquela que é adequada para a igreja.
- Ajuste a altura de cada peça da bateria de forma que fique mais próxima do seu alcance.
Por exemplo: Não deixe a caixa em uma altura muito baixa por uma simples questão física e mecânica.
Quando a caixa está em uma distância maior o movimento (mecânica) que deve ser executado resultará em um aumento de velocidade e por fim o toque será mais forte/alto. O simples ajuste da altura da caixa e pratos melhora muito o controle do volume.
- Procure tocar no centro das peles ao invés de usar constantemente o Rim Shot.
- Ajuste também a altura do banco de assento de forma que suas pernas permaneçam no ângulo de 90 graus. Isto te deixará mais confortável e você poderá tocar com mais leveza.
- Ao utilizar os pratos procure tocar com a ponta da baqueta e no meio do prato (entre a cúpula e a borda) principalmente no prato de condução. Use o corpo da baqueta somente para produzir um efeito ou ênfase específico.
Estudo e ensaios
- Durante seus estudos com música, se discipline a colocar a altura do play back em um volume razoável pendendo para o volume baixo e toque de forma que consiga ouvir a música e ao mesmo tempo executar com excelência o arranjo proposto.
- Durante os ensaios também busque ouvir os outros instrumento e as vozes com clareza sem a necessidade de solicitar ao técnico de som que aumente o volume dos outros em seu retorno (Isto é recomendável a todos os instrumentistas). Diminua você a intensidade com que está executando. Toque mais baixo mesmo.
- Quando ajustar seu retorno, solicite ao técnico de som que coloque um pouco do som ambiente para que você possa ouvir a igreja cantando e tenha uma noção mais ampla de como está a sua execução. Se esforce para ouvir a igreja cantando.
Estas são apenas algumas poucas dicas que podem ser aplicadas imediatamente com resultados muito satisfatórios.
Desejo que você seja uma bênção em sua igreja e na vida dos irmãos. O Seu chamado é para servi-los.
Deus te abençoe!
Por: Jefferson Ilário.
6 Comments
[…] Essa série de estudos sobre bateria é destinada a você que já toca ou quer aprender a tocar bateria. Veja mais estudos sobre este assunto com o texto Dicas para os bateristas. […]
[…] Dicas para os bateristas. […]
[…] baterista, procuro sempre fazer um auto exame para avaliar, detectar e corrigir minhas falhas, deficiências […]
[…] o backing-vocal mais baixo, o piano, e o resto do instrumental bem ao fundo, ou em outro exemplo o baterista, vai querer ouvir em seu retorno somente o contrabaixo e a voz solo. Resumindo, em um sistema […]
[…] a ver com percussão. O bumbo da bateria e o baixo devem estar “casados”. Geralmente, bateristas e baixistas mantém um bom relacionamento por causa de seus […]
[…] baterista exerce uma função importantíssima na música. É sua responsabilidade manter o andamento correto […]