Leeland – Lion And The Lamb
28 de March de 2016Escola Adorando 2016 – Harold McLareya
29 de March de 2016“Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. (Jo 4.14 – NVI)
O Apóstolo João da muita ênfase a vida eterna. Das cerca de 45 vezes que a vida eterna é citada no Novo Testamento, 17 vezes estão no evangelho escrito por ele e 6 citações estão em sua primeira carta totalizando pelo menos 23 menções em seus escritos. Isto é mais da metade das citações no NT.
No verso acima, ao tratar com a mulher samaritana, Jesus deixa claro (apesar dela não entender imediatamente) que ela precisa da vida eterna e somente a água que Ele dá pode gerar esta vida.
A água é a Palavra
Quando Jesus fala da água Ele está fazendo uma relação com a própria Palavra neste diálogo. Em Sua oração pelos discípulos em João 17 Ele diz: “Dei-lhes a Tua Palavra…” (Jo 17.14 – NVI). É a Sua Palavra que Ele sempre nos dá e não outra coisa. Por meio dela obtemos todas as outras coisas.
Ainda que experimentemos milagres de Deus, recebamos unção, conhecimento, sabedoria, inteligência, dons, talentos e bênçãos sem medidas que nos fazem prosperar nas boas obras que Ele preparou, desde a eternidade para que andássemos nelas, somente a Sua Palavra pode gerar em nós a vida eterna.
É por meio da Palavra que conhecemos a Deus e a Jesus e: “Esta é a vida eterna: que Te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3 -NVI).
Em João 14.22 Judas (não o Iscariotes) pergunta a Jesus porque Ele se revelaria aos Seus discípulos e não ao mundo. A resposta de Jesus parece desconexa da pergunta mas mostra que somente quem tem a Sua Palavra, as guarda e obedece pode receber tal revelação e consequentemente a vida eterna.
Leia atentamente os versos 21 ao 24 de João 14. A ênfase está em receber, crer e obedecer a Palavra. O mundo rejeitou o Verbo Vivo que desceu do céu. Por isto não pode ter a revelação de quem é Jesus e por conseguinte a vida eterna.
É por isto também que somos comissionados a pregar a Palavra que recebemos a toda criatura. Para que possam crer na pregação da Palavra e, pela fé em Jesus, serem salvos.
A Palavra é uma Fonte
A Palavra é uma fonte porque é o princípio, a origem, o fundamento e a causa da vida eterna em Jesus Cristo. “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus” (Jo 1.1 – NVI). Se não tivermos a Palavra em nossos corações, não teremos esta fonte.
Jesus foi muito claro para a mulher samaritana. Se ela recebesse desta água, que é a própria Palavra, esta Palavra se tornaria nela a causa da vida eterna.
O mesmo é conosco. A Palavra é em si mesma, uma fonte de vida eterna porque ela é o próprio Jesus. O Verbo que estava com Deus e era Deus, que veio ao mundo, se tornou carne e habitou entre nós e, pela fé, vemos a Sua glória (Jo 1.1, 10, 14). Se ela não estiver em nós, não se tornará esta fonte de vida eterna.
Como vimos em João 17, Ele nos tem dado a Sua Palavra que é Ele mesmo. É por isto que esta Palavra em nós se torna uma fonte de vida eterna pois ela é o próprio Cristo. Esta Palavra é viva, como diz uma canção que minha amiga Valéria Dellacenta canta.
Esta Palavra é Jesus. Por esta razão em toda a Escritura Sagrada vemos a extrema importância que é dada ao fato de nos enchermos com a Palavra.
“Mas você, filho do homem, ouça o que lhe digo. Não seja rebelde como aquela nação; abra a boca e coma o que vou lhe dar”. Então olhei, e vi a mão de alguém estendida para mim. Nela estava o rolo de um livro, 10 que ele desenrolou diante de mim. Em ambos os lados do rolo estavam escritas palavras de lamento, pranto e ais. E ele me disse: “Filho do homem, coma este rolo; depois vá falar à nação de Israel”. Eu abri a boca, e ele me deu o rolo para eu comer. E acrescentou: “Filho do homem, coma este rolo que estou lhe dando e encha o seu estômago com ele”. Então eu o comi, e em minha boca era doce como mel. Depois ele me disse: “Filho do homem, vá agora à nação de Israel e diga- lhe as minhas palavras.” (Ez 2.8 – 3.4)
Jesus é esta fonte.
A jorrar para a vida eterna
.. porque vou para o Pai… (Jo 16.10 – NVI). Ao concluir Sua obra na terra Jesus declara aos Seus discípulos que estava voltando para o Pai de onde viera.
O profeta Isaías diz que a Palavra de Deus não volta para Ele sem antes cumprir o seu propósito. “Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem- na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei” (Is 55.10-11).
Segundo nosso texto base qual é o grande objetivo e propósito da Palavra? A vida eterna. Tudo o que a Palavra produzirá, se a tivermos em nosso coração para que se torne em nós uma fonte, será vida eterna. A Palavra não segue outro curso que não seja a vida eterna. Tudo o que provém dela nos conduz para a vida eterna.
“Para o sábio há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno, embaixo” (Pv 15.24 – ARA).
A Palavra nos faz pensar e desejar as coisas do alto conforme o apóstolo Paulo diz em sua carta aos Colossenses capítulo 3 verso 2. Isto só é possível para uma mente que passou por uma transformação gerada pela Palavra como o próprio Paulo recomenda em Romanos 12. A Palavra nos faz viver neste mundo com a expectativa da vida eterna. É para lá que ela flui e nos direciona.
Portanto valorize a Palavra, se encha com Ela até que se torne a sua própria vida, creia nEla, a obedeça e faça dela o seu fundamento.
Por: Jefferson Ilário. © 2016 Portal Adorando.
1 Comment
[…] – O ato de ouvir, verdadeiramente é o primeiro passo para praticarmos a palavra. Se somos tomados ( Hb 4:12) e transformados por esta verdade, naturalmente decidimos […]