Tão Sublime – Rodolfo Abrantes
7 de March de 2018Rend Collective – Build Your Kingdom Here
9 de March de 2018“Porque Ele Vive” é um clássico de nossas Igrejas! Logo abaixo você pode conhecer a história por trás dessa canção e conferir a letra da música!
Os dias em que viveu o casal Bill e Glória Gaither, autores do hino “Porque Ele Vive”, também foram dias difíceis.
William (Bill) James Gaither nasceu em 28 e março de 1936, em Alexandria, Indiana, Estados Unidos. Sua esposa Glória Gaither nasceu em 4 de março de 1942, em Battle Creek, Michigan, Estados Unidos. Se casaram em 1962 e tiveram três filhos: Suzanne, Amy e Benjy. Bill e Glória se dedicaram à composição, edição e gravação de músicas evangélicas.
Porém, no final da década de 1960, a juventude em muitos lugares do mundo foi às ruas com a bandeira da revolução, incentivada pelos ideais marxistas, defendendo a liberação sexual, o livre consumo de drogas e a guerra contra os valores judaico-cristãos. “Droga, sexo e Rock and Roll” tornou-se o slogan daquela geração. O contexto em que vivia o casal Gaither trazia muitas e severas apreensões. Bill enfrentava uma grave enfermidade. Era tempo de guerras e crises em uma cultura que agora afirmava: “Deus está morto!”.
Mas foi em meio a estas circunstâncias desestimulantes que Bill e Glória escreveram este hino. Em 1974, quando a hino “Porque Ele Vive” ganhou o prêmio de “Canção Evangélica do Ano” pela Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores, Bill testemunhou o que levou ele e sua esposa a compor este hino. Ele disse:
“Nós escrevemos ‘Porque Ele vive’ depois de um período de tempo em que tivemos uma espécie de seca. Não tínhamos escrito nenhuma canção por um bom tempo. Era o fim dos anos de 1960, quando nosso país estava passando por algumas grandes turbulências, com o crescimento da cultura das drogas e com a teoria de que ‘Deus está morto’ avançando no país; era também o auge da Guerra do Vietnã e minha esposa Glória estava esperando nosso filhinho Benjy. Lembro que pensávamos naquele tempo: ‘Irmão, este é realmente um pobre tempo para trazer uma criança ao mundo’. Às vezes, ficávamos muito desanimados com todas essas coisas. E então Benjy nasceu. Nós já tínhamos duas meninas as quais amávamos muito, mas esse foi o nosso primeiro filho homem, e então esta mensagem veio a nós: ‘Quão doce é segurar nosso recém-nascido filho e sentir o orgulho e a alegria que ele nos proporciona, mas melhor ainda é a garantia de que esta criança poderá enfrentar estes dias de incerteza porque Cristo vive!’ E essa verdade animou-nos a declarar ‘Porque Cristo vive nós podemos enfrentar o amanhã e mantermo-nos de cabeça erguida e cheios de esperança que dá significado à vida das pessoas”.
Muitos anos se passaram e a música de Glória e Bill Gaither, que passou a fazer parte da hinódia evangélica, serve para nos trazer à memória as verdades das Escrituras: Cristo vive, há esperança!
Assista Victor Valente interpretando a canção “Porque Ele Vive”:
Fonte: Cantando Com a História